Porquê devemos incentivar a Leitura da Bíblia

São muitas as razões, tanto na Bíblia, como fora dela. O incentivo à leitura da Palavra de Deus não pode parar; temos que manter o acesso às páginas sagradas ainda em alto nível.
As Palavra do Senhor, são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes”. Salmos 12:6.
Não colocaremos todo o conteúdo sobre o que representa a Palavra para o cristão, nem aquelas que tratam do seu zelo, mas citaremos as questões necessárias para responder a pergunta do texto: “porquê devemos incentivar a leitura da Bíblia

Você tem noção da importância de tal atitude? Porque manter esse zelo? Quais os benefícios alcançados? Oseias 4:6 diz: “o meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento”, o verdadeiro conhecimento, não é somente obter informações positivas sobre Deus, ou seu ensinamento, mas inclui “lealdade” “aliança” e intimidade evidenciada na adoração, estilo de vida e firmeza no compromisso da fé em Deus. 1Tm 4:15 Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.
Mas, porque trazer esse invetivo à igreja de Jesus Cristo? O Apocalipse já dizia: “quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que, o Espírito diz as igrejas” Apocalipse 2:11.
Como a igreja ainda está no mundo, ela sempre terá de ser vigilante quanto ao seu estado. Não observar isso, pode ocasionar em prejuízo entre seus seguidores, inseparáveis. Hoje o mundo pressiona a igreja de muitas maneiras, e uma delas nesses dias, é a tecnologia. Algumas áreas têm trazido benefícios, mas em outras, prejuízos; principalmente na leitura diária da Palavra de Deus.
Estatísticas mostraram que as criações tecnológicas, tem aumentado em usos diários no mundo, como também a diminuição de pessoas que leem a Bíblia. Vamos dar uma olhada:
WhatsApp superou 1 bilhão de usuários em 2016, os usuários (crentes e não crentes) passam mais de 200 minutos por semana no aplicativo, mais de 3,30 três horas e meia por semana. O Brasil é o país que mantêm o maior número de grupos ativos no programa, houve um aumento de 11% em relação ao ano de 2015. De mais de 210 milhões de brasileiros, mais de 100 milhões são usuários. (fonte:http://countrymeters.info/pt/Brazil) Relógio da população do Brasil, 2016.
Pokémon Go, lançado no mês de Julho, 2016, alcançou em três meses a marca de quase 50 milhões de usuários. No Brasil os usuários estavam aflitos com a chegada da “febre” segundo comentaram vários analistas. Em mais de um mês, o aplicativo havia mais usuários do que algumas redes sociais como Twitter, Snapchat, Instagram.
Porque manter o zelo pela leitura bíblica? Observe os números de usuários, tempos de acessos e o crescimento pelo uso. Agora vamos para as estatísticas sobre leitores da Bíblia, e depois compararemos.
Segundo a Página UOL, no mês de Maio 2016, e da pesquisa retratos da leitura no Brasil, 4ª edição. A pesquisa aponta que 42% leem a Bíblia, e 22% leem livros religiosos. Já o Estadão online apontou que 44% da população não lê livros (incluindo a Bíblia)
O Portal Gospelmais em 2012 havia notificado que uma pesquisa apontou que somente 20% dos cristãos leem a Bíblia todos os dias. O presidente da pesquisa Ed Stetzer afirmou: “se uma pessoa segue a Cristo, mas a verdade não permeia seus pensamentos, aspirações e ações, você não está engajado na verdade.
Paulo orienta Timóteo sobre a importância da leitura: “persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá” 1 Timóteo 4:13
Não devemos perder o habito da leitura divina, ela é a luz para o caminho do cristão, Salmos 119:105 “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para o meu caminho
Ela tem o poder libertador, “conhecereis a verdade, e ela vos libertará” João 8:32.
Só porque as pesquisas mostram diminuição de leitores, não quer dizer que eu faço parte deles. Eu posso manter minha comunhão com a Palavra diariamente, basta eu estar atento aos “vícios” do mundo que leva quase todos, e eu fazer um uso consciente de outras coisas, não abandonando o principal; a leitura da Bíblia.
Quais os benefícios que eu posso alcançar lendo sempre a Bíblia? Muitos! Mantenho minha comunhão com Deus na mesma medida, aprendo mais sobre os propósitos divinos, conheço melhor os assuntos bíblicos, cresço na graça e no conhecimento, 2 Pedro 3:18. Toda escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça. Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Timóteo 3:16,17
A conduta cristã, em um todo está relacionada a quanto eu conheço sobre o que faço, ou ao que creio. Não obter esse conhecimento, pode-se incorrer ao engano ou desvio da fé, como me manter em sincretismo religioso. 1 Timóteo 4:1,2. A Bíblia é para ser lida, entendida, estudada e amada, por todos quantos chegarem a Jesus. Mantendo esse contato, eu não serei pego por coisas que não tratam da primazia de Deus, da sua vontade e do seu amor dispensado a nós. João 3:16. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira”
O Ide de Jesus foi: Ir, ensinar e fazer discípulos. Marcos 16:15.
Que a vontade do Salmista seja a nossa ainda hoje: “Sl 119:18 Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.”
Leia a Bíblia!

Pr. João B. Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

86.400 Em sua conta diária

Instalar o Master PDF Editor no Windows

Nem todo que diz: Senhor, Senhor entrará no reino dos céus