Como uma pessoa deve agir para ser considerada cristã?

Esta não é uma pequena pergunta bonitinha, mas uma questão fundamental sobre se alguém não está seguindo a fé cristã como ensinada por Jesus.
Traseiro não é única em sua capacidade de descartar alguns inquilinos do cristianismo em favor de outros, ou a depender fortemente de interpretação dos Evangelhos que prova favorável ao seu governo, finanças, relações pessoais, sentimentos de auto-estima, ou sua tentativa de reeleição.


Dizer que esse é um problema exclusivo de Trump ou de White seria injusto para ambos e para uma abordagem grosseiramente injusta a qualquer discussão sobre o que realmente significa ser cristão. Eles podem muito bem acreditar que são, de fato, cristãos. Eles, no entanto, servem como dois exemplos principais do tipo de cristianismo nominal ou cristianismo cultural que parece cada vez mais prevalente no mundo de hoje. Deve-se notar também que outras crenças religiosas podem sofrer esse mesmo problema e desalinhamento crítico da filosofia e da prática. Alguém poderia ser nominalmente muçulmano, nominalmente hindu ou nominalmente budista.
Agora, gostaria de deixar bem claro que não estou de modo algum sugerindo que não haja cristãos verdadeiros por aí, nem afirmando que sou um. Eu conheci apenas uma pessoa na minha vida que eu diria que chegou muito perto de ser "semelhante a Cristo", e ele foi uma das pessoas mais excepcionais que tive o prazer de conhecer - sem julgamento, gentil, amoroso, e paciente com todos e todos.
De modogeral, porém, o número crescente de cristãos nominais e culturais parece ter se perdido. Eles, no caso dos envolvidos na política (e quase sempre em outras facetas da vida pública), desenvolveram um grande amor, mas esse amor é apenas para si e para sua própria espécie. Eles citam o Evangelho quando ele se adapta às suas necessidades e propósitos.




Foto de Diana Vargas no Unsplash

Jesus, por outro lado, ensinou que tal abordagem não era apenas inaceitável, mas contra tudo o que ele ensinava.
Todas as coisas que ele ensinou foram e, para sermos honestos, ainda são incrivelmente radicais.
Para ilustrar exatamente o que quero dizer e a que distância estão os líderes "cristãos" e os cristãos nominais mais atuais de Seus ensinamentos, pode ser útil considerar este pequeno experimento mental:
Por um momento, pensoque Jesus está aqui hoje, andando por Washington DC, e você está andando pela rua quando se depara com uma multidão muito grande reunida para ouvi-lo ensinar.
Você decide parar para ouvir o que esse homem está dizendo e acaba ficando bastante chocado. Algumas das coisas que ele está sugerindo são, francamente, um pouco fora de contato com a realidade da vida no período. Tenho certeza de que muitos dos líderes cristãos nominais e culturais que temos hoje sentiriam que Jesus deveria ser trancado ou, pelo menos, repreendido publicamente em uma “tempestade no Twitter” de proporções bíblicas.
Compare, por um momento, algumas de nossas ideologias culturais comuns atuais com as ensinadas por Jesus:
- Muitos no mundo de hoje acreditam que devemos combater nossos inimigos.
Jesus nos diz para não lutar.
- Muitos no mundo de hoje acreditam que deveríamos nos sentir bastante justificados em lutar contra um ataque.
Jesus nos diz que se alguém nos der um soco no olho direito, devemos seguir em frente e deixá-los dar um soco no nosso esquerdo também.
- Muitos no mundo de hoje se sentem justificados em vomitar ódio e vitriol nos vilões percebidos de nossa cultura e do mundo.
Jesus nos diz para amar os inimigos.
- Quando o discurso de ódio é usado, muitos sentem o impulso de revidar.
Jesus nos diz para oferecer bênçãos àqueles que expressam tanto ódio.
- Conheça o ódio com o ódio.
Jesus diz ore por aqueles que nos odeiam.
Quandovocê fica na esquina da rua em DC, ouve-o dizer que, para ter uma vida boa e ter mais vida, você precisa seguir essas regras.
Pessoalmente, eu gostaria de pensar que faria todas essas coisas, mas se eu for perfeitamente honesto, não tenho tanta confiança de que poderia, pelo menos não de maneira consistente.
Eu posso ser “bom” e agir apropriadamente e de acordo com essas regras , às vezes, mas sempre - acho que não.
Ele realmente volta à pergunta que fiz anteriormente:
Como uma pessoa deve agir para ser considerada cristã?
Não é apenas pensar como um cristão, não apenas afirmar ser um, e certamente não está usando uma "ideologia" ou "identidade" cristã ou cultural nominal para obter poder político ou justificar todo tipo de atrocidade contra a humanidade. Certamente também não está dizendo que Deus protegerá um presidente de "redes demoníacas" que estão à procura dele.

A questão de como uma pessoa deve agir é uma pergunta que qualquer cristão não pode ignorar. A questão é estranha de se considerar e, no contexto de nossas próprias vidas e épocas, pode parecer particularmente estranha.

Se alguém rouba minha carteira e me dá um soco na cara, eu não posso revidar? Se meu inimigo decidisse tirar minha vida, eu ainda poderia amá-lo? Se alguém me tirar da janela do carro, eu poderia abençoá-lo? Se alguém esmagar minha caixa de correio com um taco de beisebol, eu os trato com bondade? Se sou desconfiado, rezo por aqueles que desconfiaram de mim?




Foto de Jon Tyson em Unsplash

Eu diria que, no tempo de Jesus, essas perguntas eram igualmente preocupantes. Estou certo apenas de que não tenho todas as respostas. No entanto, acho que é bastante seguro concluir que, para que uma pessoa seja cristã em um sentido mais que nominal ou cultural, essa pessoa deve estar disposta a viver com essas perguntas diariamente, deve aceitar os ensinamentos de Jesus rejeitá-los completamente - ou não há caminho do meio e não há exceções.
Não se pode ser cristão e deter os migrantes em instalações inadequadas para a habitação humana. Também não se pode fazer leis ou governar de uma maneira que permita que tais coisas ocorram.
A única pergunta que todos os cristãos devem e devem se perguntar é: estou seguindo os ensinamentos de Cristo? É uma pergunta enganosamente simples e que leva qualquer cristão a considerar o que realmente significa ser um cristão.
É também uma pergunta que nossos políticos e seus líderes espirituais devem se perguntar.
Original Inglês: Kenneth Muir
Resenha: Seguidores do Evangelho


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

86.400 Em sua conta diária

Instalar o Master PDF Editor no Windows

Nem todo que diz: Senhor, Senhor entrará no reino dos céus