LIBERTANDO-SE DE PENSAMENTOS TÓXICOS


Assim como existem dois lados em cada história, existem dois lados em todas as pessoas. Um que revelamos ao mundo e outro que mantemos ocultos por dentro. Dentro de cada um de nós existe a capacidade do bem e do mal. Mas aqueles de nós que somos capazes de desfocar a linha divisória moral detêm o verdadeiro poder” . Emily Thorne, Vingança
Tudo o que você alimenta sua mente, você se torna.

Nossa visão do mundo é distorcida quando estamos em um estado mental negativo. Nós apenas vemos o que está errado. Nossa mente fica presa em um ciclo vicioso de ruminação .
Quando prestamos atenção à negatividade, não conseguimos ver o positivo dentro de nós. Não podemos integrar nossos dois lados - o bom e o ruim. Deixar de conciliar o que parece mutuamente exclusivo é a raiz da toxicidade
Para libertar sua mente, você deve conhecer a pessoa que preferiria não ser.

Pensamentos tóxicos nos prejudicam
As gotas de chuva fazem um buraco na pedra, não pela violência, mas muitas vezes caindo”. Lucrécio
Quanto dano uma pequena dose de fofoca ou autocrítica pode causar? O pensamento negativo é enganador - inicialmente parece inócuo. Até cairmos em um padrão repetitivo que acende um giro mental tóxico.
As gotas de chuva não são mais fortes que uma rocha; paciência e persistência são sua força secreta. Esse é o mesmo efeito que seus pensamentos causam - eles corroem sua mente uma gota de cada vez. Até que seja tarde demais.
O pensamento tóxico é prejudicial - resulta em estresse emocional e físico. Você não pode viver com negatividade, mas também não pode viver sem ela. Sua mente se torna viciada no que você mais alimenta.
A falta de perdão, a fofoca, a autocrítica, o ódio, a culpa, o remorso, o ciúme e a inveja são alguns dos venenos mentais mais letais, como explico aqui .
O pensamento tóxico causa mais de 1.400 respostas físicas e emocionais. A pesquisa da Dra. Caroline Leaf afirma que alimentar a mente com toxicidade ativa mais de 30 hormônios e neurotransmissores diferentes - lança nosso corpo para um estado frenético.
Nós nos tornamos o que alimentamos nossa mente.
Ser um estado frenético por longos períodos nos enfraquece - perdemos o equilíbrio mental e físico.
Por outro lado, pensamentos positivos como perdão, paciência e autorregulação ajudam nosso corpo a liberar bons produtos químicos - nos mantém em um estado saudável e pacífico.
Você se torna o que você alimenta sua mente
Há uma terrível batalha entrando em nossa mente, de acordo com um velho Cherokee. Dois lobos estão lutando para ver o que vai assumir. Um é negativo - cheio de raiva, inveja, ressentimento, crítica e dúvida. O outro lobo é bom - cheio de alegria, apreço, amor, compaixão e clareza.
Qual lobo vai ganhar?
O que você mais alimenta, certo?
Essa resposta é simples, mas mais complicada do que imaginamos. A maioria das pessoas compara alimentar o lobo bom a ignorar o mal. E isso é um erro. Nunca podemos nos livrar do lobo tóxico - os dois animais sempre viverão dentro de nós.
Temos que encontrar o equilíbrio. Tentar banir nosso lobo "ruim" pode ser prejudicial. Não é apenas negar que temos dois lados; ignorar emoções negativas pode nos causar mais danos.
Pesquisa do autor E. Van Winkle sugere que a inibição de nossos sentimentos durante uma resposta de luta ou fuga diminui os neurônios que causam a noradrenalina - leva a um processo tóxico em nosso cérebro.
Reconhecer o lobo tóxico torna mais fácil lidar com o lobo saudável.
Não aceitar nosso lobo mau prejudica nossa autoestima. A maioria das pessoas evita o lado sombrio porque confunde ter um lobo mau e ser um lobo mau.
A melhor maneira de evitar ser paralisado pelo lobo tóxico é tratá-lo com cuidado. Você tem que conhecer a pessoa que você prefere não ser.
Aprenda a se aceitar como um todo - falhas incluídas. Quando não podemos tomar nosso lado negativo, nos sentimos culpados e nos “atacamos”. O ressentimento é uma manifestação de baixa autoestima.
A pessoa que você preferiria não ser
Como posso ser substancial se não projeto uma sombra? Também devo ter um lado sombrio se quiser ser inteiro” - Carl Jung
Há um aspecto de nós mesmos que desconhecemos - ele nos segue por toda parte, mas não percebemos. Isso é o que os psicólogos chamam de sombra - o termo refere-se a tudo o que não podemos ver em nós mesmos.
O que você não sabe sobre si mesmo causa mais danos. Ele sabota seu sucesso, limita seu potencial e alimenta emoções negativas como frustração, desmotivação, autocrítica e ansiedade.
O psicólogo Carl Jung se referiu à sombra como "a pessoa que você prefere não ser".
Tudo o que negamos em nós mesmos - o que consideramos mau, inferior ou inaceitável - se torna nossa sombra. Quando crianças, quando costumávamos expressar certas partes nossas, recebíamos dicas de nossos pais, educadores e outros. Eles moldaram nossa noção de bom e ruim - eles nos treinaram para sentir vergonha de nossa totalidade.
Nossa sombra é como os lobos que vivem dentro de nós. Não podemos nos livrar deles; eles ficam conosco, gostemos ou não deles. Se nós os vemos ou não.
Você pode possuir sua sombra ou tentar fugir dela a vida toda. Se você não domesticar sua sombra, ela será sua. Ou você se torna o mestre ou a sua sombra o fará.
Intolerância é a manifestação em relação aos outros daquilo que não podemos aceitar em nós mesmos. Por exemplo, você pode ficar irritado se alguém demorar mais do que o esperado para concluir um projeto no trabalho, porque você não pode tolerar que está demorando.
A toxicidade é uma indicação de desequilíbrio.
Quando não podemos aceitar todo o nosso ser, deixamos que comportamentos e pensamentos tóxicos assumam o controle. Para encontrar o equilíbrio, é necessário integrar todos os aspectos de nós mesmos, não apenas aqueles de que gostamos ou que temos consciência.
Trabalhar com a sombra é imensamente gratificante e libertador.
Navegue pelo rio da integração
“Não há luz sem sombra nem plenitude psíquica sem imperfeição.” - Carl Jung
Quando vivemos integrando todos os aspectos de quem somos, experimentamos maior harmonia e equilíbrio.
Em seu livro The Neurobiology of We , o Dr. Daniel Siegel usa a metáfora de um rio de integração - nossa vida flui entre dois tipos de bancos: rigidez e caos .
Quando encontramos o equilíbrio entre rigidez e caos, estamos navegando em um rio de integração.
Siegel vê a integração como um verbo, não um substantivo; seguimos continuamente em direção a um fluxo integrativo. Enquanto o rio corre, nossa vida se desenrola. A integração é a jornada, não o destino.
Como escreve Siegel, “a harmonia emerge da integração. Caos e rigidez surgem quando a integração é bloqueada”.
Depois de equilibrar seus lados positivo e negativo, você pode equilibrar sua individualidade com harmonia coletiva. Pratique a atenção plena para transformar sua mente em aliada . Pratique a integração - encontre o espaço entre o caos e a rigidez. Deixe espaço para reflexão pessoal e esclareça sua mente. A integração gera abertura.
Acho que trabalhar com minha sombra é um processo gratificante, porém desafiador. Aqui estão alguns passos para iniciar sua jornada.
1. Reconheça a sombra
Comece observando como você reage ou julga os outros. Pessoas são espelhos; eles refletem nossa sombra quando deixamos de vê-la.
Identifique dez pessoas em sua vida - cinco que você admira e cinco que você não gosta. Ao lado de cada pessoa, escreva uma característica ou aspecto que você admira ou não. Revise a lista e reflita sobre o que essas palavras dizem sobre o que você não quer ver ou ignorar sobre si mesmo.


A toxicidade é como uma rocha - parece um adversário difícil. Mantenha suas gotas de chuva chegando.
2. Abrace o lobo ruim
Faça as pazes com o lobo escuro. Aprenda a aceitar suas imperfeições perfeitas. Suas falhas também fazem parte de quem você é; não fuja deles. Quando você abraça sua totalidade, você para de ver a vida como uma batalha.
A integração limpa sua mente removendo a toxicidade. Você aprende a aceitar que a vida é cheia de tensões ou contradições que podem coexistir. Comece a abrir sua mente para aceitar também aqueles que pensam de maneira diferente - pare de ver tudo através das lentes do bem ou do mal.
Quando você aprende a viver com seus dois lobos, fica em paz. Você aceita quem você é e a pessoa que prefere não ser.


ESCRITO POR
Gustavo Razzetti Original Inglês


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

86.400 Em sua conta diária

Nem todo que diz: Senhor, Senhor entrará no reino dos céus

Instalar o Master PDF Editor no Windows