NASCIMENTO DE JESUS


(Mt 2:1, JFA-RA-Pt) Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam.

Ao você ler o tema deve ter pensado que íamos falar do “Natal”, correto? Mas não falaremos do valor que esse tema têm no meio evangélico. Continue lendo e descubra do que se trata! 


Leia um tema que nessa época é bom lembrar de algumas coisas que a Bíblia relata...


Observe que as Escrituras nos Evangelhos não nos informa o dia ou mês do nascimento de Jesus. (Leia em sua Bíblia), mas segundo estudos recentes, cerca de 30% da humanidade, e evangélicos incluídos, comemora o nascimento de Jesus em 25 de dezembro. (Super Interessante, 2012, online) segundo essa matéria, o 25 de dezembro é apenas uma data simbólica, adotada pela igreja por volta do século 4, mas na verdade ninguém sabe a data correta. Segundo informações colhidas a Super relatou: “Um dos fatores que podem ter influenciado a Igreja quando ela fixou a comemoração do nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro envolve cálculos sobre a concepção do Messias. Eruditos cristãos do século 3 especulavam, com base em complicadas contas feitas a partir de textos bíblicos, que o mundo deveria ter sido criado no dia 25 de março. Faria sentido, portanto, que Jesus tivesse sido concebido nessa data, já que sua encarnação representava o recomeço de tudo. Contando 9 meses para frente (o tempo da gravidez de Maria), chegaram à provável data do nascimento: 25 de dezembro”. 

Segundo o “El País” Online: Os especialistas reconhecem a existência de um pregador chamado Jesus, mas situam o seu nascimento entre os anos 6 e 4 (aEC) antes da era comum. Segundo informação de Dunn, professor de Teologia na Universidade Durham (Reino Unido), e autoridade mundial no estudo do Novo Testamento. O jornal também fornece uma outra abordagem sobre o fato: “O polêmico best-seller The Jesus Mysteries: Was the “Original Jesus” a Pagan God? (Os Mistérios de Jesus. O "Jesus Original" era um Deus Pagão?) põe sobre a mesa outra possível origem do 25 de dezembro como data de nascimento de Cristo. Seus autores, o filósofo Tom Freke e o historiador Peter Gandy, defendem que não existiu um Jesus histórico, mas que o personagem surgiu da reinterpretação de outras deidades anteriores, também nascidas de uma virgem em um 25 de dezembro, uma data comum em diferentes religiões por sua proximidade do solstício de inverno no hemisfério norte”. 

Segundo “Gospel Prime” jornal Online, com a cristianização do império Romano, muitas celebrações pagãs foram associadas com temas cristãos. Ron Allen sugeriu: “Sabemos que o mundo inteiro continuará com a tradição, comemorando o aniversário de Jesus em 25 de dezembro. Mas esse é só o antigo solstício de inverno romano.”

O comentário em Espanhol de William Hendriksen relata que essa data pode estar relacionado a morte de Herodes, depois de um eclipse lunar em fim de março e começo de Abril do ano 4 a.C., ou no fim do ano 5.

O comentário Bíblico Popular não comenta sobre o dia do nascimento, mas declara: “Assim nasceu o Rei-Messias. O Eterno irrompeu o tempo, o Todo Poderoso veio a um bebê pequeno. O Senhor da glória veio velado em um corpo humano”.
  
Segundo o Comentário Champlin NT: Provavelmente Jesus tenha nascido em 6 a.C., em Belém da Judeia. Jesus passou seus 30 anos na pequena aldeia da Galiléia, mas os detalhes sobre esse período estão totalmente perdidos para a história.

Assim fica claro que o nascimento de Jesus ainda não foi descoberto uma data correta como sendo o dia verdadeiro. Mutias pessoas comentam sobre especulações de outros comentaristas de língua estrangeira, mas não pode provar que tais argumentos sejam confiáveis. Você que estuda a Bíblia, e têm uma edição de estudos, sabe que não encontrará uma que tenha relatado o dia correto, faça uma pesquisa em suas Edições para ter certeza, poque muitas vezes não fazemos como forma de conhecer a verdade.

O nascimento de Jesus ainda está sendo um mistério. Deus não quis revelar tal dia, e mesmo assim os evangélicos já cultuam o dia 25 de dezembro. Imagine se tal dia vier a ser descoberto? Quantas pessoas e religiões não adorarão o 25 de dezembro!
Jesus nos advertiu em palavras que muitos cristãos não percebeu o quanto é importante para a nossa fé, independente de veneração de comemorações sagradas ou litúrgicas: “Jo 4:23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”.

Seguidores do Evangelho dezembro, 2019

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nem todo que diz: Senhor, Senhor entrará no reino dos céus