1º Perfil da igreja orgânica



Uma das característica da igreja de Cristo vista neste quadro é a sua união. O Espírito Santo, através da obediência dessas pessoas ao evangelho e ao ensino dos apóstolos, concedeu aos membros da igreja de Cristo uma unicidade de mente. Lucas disse: “Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum” (Atos 2:44). E depois acrescentou: “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração” (Atos 2:46).  

Ao contemplarmos a bela unidade que existia na igreja edificada por Jesus, recordamos a importância
deste primeiro quadro da igreja. Este quadro nos apresenta o resultado da vida e morte de Cristo na terra.


Que tipo de igreja Cristo veio estabelecer ou criar? Seria uma grande organização com muitos corpos designados por diferentes nomes, vivendo segundo credos diferentes e sem comunhão uns com os outros? Ou Ele criou um corpo unido sobre o qual ele reina como cabeça? Em Atos 2, vemos a imagem mais nítida de, talvez, todo o Novo Testamento, do que Jesus quer que sua igreja seja e de como Ele quer que ela viva no mundo. Esse quadro, indubitavelmente, revela que a unidade de mente e de vida caracterizava a igreja. Hoje também é isso o que Cristo deseja para a Sua igreja. A divisão que prevalece por todo o mundo religioso é um sinal certo de que o homem, em sua sabedoria terrena, deixou a igreja de Cristo e fabricou igrejas por sua própria conta.

A unidade da igreja do Senhor pode ser ilustrada pelo casamento. Um homem e uma mulher, que são
diferentes nas experiências de formação e na vida familiar, tornam-se um no matrimônio (Efésios 5:31). Após a celebração do enlace, emergem como uma nova família. Agora, pertencem um ao outro, e adquirem uma nova natureza. As ambições egoístas e os objetivos pessoais morrem; novas ambições e objetivos para o bem da nova família ganham vida. Coabitam em unidade, sendo um em alma e coração, trabalhando juntos em prol da manutenção, do amor e do futuro de seu lar. Como conseguiram obter essa unidade? Foi através do mútuo consentimento de entrarem no casamento e do cumprimento da lei matrimonial. Como mantêm essa unidade? Amando um ao outro, cuidando um do outro, perdoando um ao outro, honrando os votos de núpcias e honrando o abençoado estado civil de casados.

Uma característica inegável da igreja de Cristo é a unidade. A verdadeira igreja de Cristo não pode existir onde há divisão. Recebemos essa unidade do Espírito Santo, quando entramos no corpo de Cristo; e, à medida que vivemos como Seu corpo, ou a mantemos ou a destruímos. Divisão no corpo de Cristo deve ser algo inadmissível para todo cristão. Segundo a ilustração do Espírito Santo, o único lugar onde se pode encontrar unidade neste mundo é no corpo de Cristo.

Compreenda que tudo que não é organizado sistematicamente no corpo de Cristo, não pode ser igreja. Tudo que não tenha unidade não pode fazer parte do amor de Jesus. Guerras cristãs, perseguições doutrinárias, separatismo religioso, intolerância religiosa não faz parte da igreja verdadeira de Jesus!

No amor de Jesus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

86.400 Em sua conta diária

Instalar o Master PDF Editor no Windows

Nem todo que diz: Senhor, Senhor entrará no reino dos céus