Base da justificação: a justiça de Cristo



Como pode Deus tratar o pecador como pessoa justa? Resposta: Deus lhe provê a justiça. Mas será que isso é apenas conceder o título de "bom" e "justo" a quem não o merece? Resposta: 


O Senhor Jesus Cristo ganhou o título a favor do pecador, o qual é declarado justo "mediante a redenção que há em Cristo Jesus". Redenção significa completa libertação por preço pago.

Cristo ganhou essa justiça por nós, por sua morte expiatória, como está escrito: "Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue." Propiciação é aquilo que assegura o favor de Deus para com os que não o merecem. Cristo morreu por nós para nos salvar da justa ira de Deus e nos assegurar o seu favor. A morte e a ressurreição de Cristo representam a provisão externa para a salvação do homem, referindo-se o termo justificação à maneira pela qual os benefícios salvadores da morte de Cristo são postos à disposição do pecador. Fé é o meio pelo qual o pecador lança mão desses benefícios.

Assim como é necessário apresentar-se em público decentemente vestido, assim é necessário que o homem se vista da roupa dum caráter perfeitamente justo para apresentar-se diante de Deus. (Vide Apo. 19:8; 3:4; 7:13,14.) As vestes do pecado estão sujas e rasgadas (Zac. 3:1-4); se o pecador se vestisse de sua própria bondade e seus próprios méritos, alegando serem boas as suas obras, elas seriam consideradas como "trapos de imundícia". (Isa. 64:6.) A única esperança do homem é adquirir a justiça que Deus aceita — a "justiça de Deus". Visto que o homem por natureza está destituído dessa justiça, terá que ser provida para ele essa justiça; terá que ser uma justiça que lhe seja imputada, não merecida. (Teologia Sistemática) 

Resenha:

Imagine uma geração de crentes que não entenderam essa doutrina? Quantos ensinamentos contrários ao que realmente seja a Justificação? Infelizmente, homens trocaram O verdadeiro significado por coisas meramente humanas, fizeram O crente acreditar em suas meras obras de bondade em lugar da Justificação de Jesus.. .  Que triste! 

Para Eles, ser justo é preciso passar por protocolo, ou seguir regras montadas por quem fundou tal religião. Ser membros de uma placa denominacional, ser fiel ao dízimo, ao tribízimo, as campanhas da fé, ou não deixar tal templo humano.. .  Quantas distorções sobre o que realmente seja JUSTIFICAÇÃO. 

Se você crer no que a Bíblia diz, então você aceita esse estudo que muitos teólogos compreendem como a verdade sobre a Justificação. Que Deus te abençoe a viver uma vida pautada nas verdades do Evangelho de Jesus. 

Seguidores do Evangelho - Teologia Sistemática, a Justificação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

86.400 Em sua conta diária

Instalar o Master PDF Editor no Windows

Nem todo que diz: Senhor, Senhor entrará no reino dos céus