Os Sinais da Vinda de Jesus

Quais os Sinais da Vinda de Jesus?

Mt 24:3-13. "E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?   E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;   Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o  Cristo; e enganarão  a  muitos. E  ouvireis  de guerras  e  de  rumores  de guerras;  olhai,   não  vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.  Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.  Mas todas estas coisas são o princípio de dores.   Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.  Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.   E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.  E, por se multiplicar a iniquidade,  o amor de muitos esfriará.   Mas aquele  que perseverar até ao fim será salvo.
Os Discípulos interrogaram Jesus acerca dos acontecimentos futuros, que aconteceriam antes do fim dos tempo. Por duas razões: 
1- Informação e 2- Conhecimento. 
O  Cristão tem  que  obter  informações  corretas  acerca  de  fatos presentes  e  futuros,  e conhecimento para dominar tal área da informação. As pessoas, principalmente os cristão não estão tão atualizados quanto ao “Sinais” do fim, os pregadores estão focados em outros temas que mais chamam a atenção de seus ouvintes. E a Teologia da prosperidade sobressai entre todas. Outro problema,  são as diversidades de interpretações  sobre o tema. Alguns acham que a Igreja não sofre antes de Jesus voltar, outros acham que ainda não iniciou-se o tempo do “princípio das dores”, e assim por diante.
Mas a pregunta é: “e eu e você, o que conhecemos sobre a volta de Jesus?” Os Discípulos tiveram a oportunidade de saber o que aconteceria nesse tempo, e eu e você precisamos ler, pesquisar e procurar entender esses fatos. Você tem feito isso?
... A pergunta dos discípulos soa forte ainda hoje: “que sinais haverá da tua vinda?” e nós em meio a crise financeira do país, os anúncios de pestes eminentes, e anúncios de uma possível guerra entre Turquia (Antiga Ásia menor) e Rússia por causa da Síria.
A  primeira  e  grande  “Orientação”  de  Cristo  foi:  “Acautelai-vos  que  ninguém  vos engane”. A frase “Acautelai vós, está na forma imperativa do afirmativo” ou  seja: Jesus Ordena  com  autoridade;  exortação,  é  um  princípio  que  exige  obrigação,  individual  e coletivamente.
Precisamos como  seus  seguidores estar atentos e vigilantes. Mais a frente Ele reforça essa ordem: “Mt 24:42. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.
... Somente quem for cauteloso, vigilante escapará da falácia do engano que ronda a Igreja do presente século, a Bíblia afirma: “1Tm 4:1. Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos  tempos  apostatarão  alguns  da fé,   dando  ouvidos  a  espíritos  enganadores,   e  a doutrinas de demônios.”  Muitos irão abandonar, contrabandear a fé, e afastarão da verdade.
Os espíritos enganadores estão atuando a todo vapor, e sua missão principal é enganar os  fiéis que creem em Jesus e nos seus ensinos.
Paulo explica que o homem natural não consegue entender essa ordem expressa de Jesus, nem se atenta a ela, “1Co 2:14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las”  Mas o homem Espiritual, nascido de novo, uma nova criatura, o cidadão do céu compreende as ordenanças do seu Cristo, “1Co 2:15 Mas o que é espiritual discerne bem  tudo,“  Que homem somos hoje: Natural ou Espiritual?
 Segundo Jesus tudo isso é, diz Ele: Mas todas estas coisas são o princípio de dores.  O que acontece nesse período? Porque Jesus ordena que todos sejam cautelosos?  Porque é a manifestação pessoal dos espíritos enganadores atuando no mundo. Os falsos  Cristos, os rumores das guerras, as fomes, pestes, terremotos, e os famosos Vírus.
Como devemos olhar esses fatos, assustadoramente? Não, Jesus afirma que “olhai, não  vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.” As pessoas  que se assustam com tais fatos, não se conformam ou ficam confundidos. São pessoas que não tem familiaridade com a Palavra de Deus, não leem a Bíblia, estão desinformadas dos acontecimentos preditos que aconteceriam. Muito triste isso, lamentável!
Deus exorta Josué a ser um leitor nato da Palavra: “Js 1:8. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” 
São facilmente enganados, trapaceados, desvirtuados com mentira cristã. Outro problema desse tempo é: Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. As brigas cristãs, teológicas, os abusos em  nome de Deus, e por fim os escândalos por parte de pessoas evangélicas. Você está preparado para ser perseguido por causa da verdade? Ou para ser odiado por alguém que se  intitula cristão? Se não, então prepare-se!
Um dos grave problemas que já enfrentamos em nossos dias, é a aparição de falsos  profetas, que infelizmente enganam muitas pessoas desprovidas da verdade bíblica. Paulo  enumera uma lista de perfil de tais pessoas em 2 Timóteo 3:1-4, e exorta dizendo: “Destes,  afasta-te.” 
E Jesus ainda admoesta: “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
Esse na verdade se alastra sorrateiramente entre cristãos de todos os séculos. A iniquidade é  a água fria e gelada que por mais quente que seja o amor, irá o esfriar!  Jesus não diz que o amor de todos, irá esfriar. Mas de muitos!  Dá para entender o que Jesus havia dito: “Mt 22:14. Porque muitos são chamados, mas  poucos escolhidos.” Se o amor de muitos vai esfriar, esses muitos são os chamados, uma vez que restará poucos então, e esses poucos são os escolhidos.
Dá para entender também, que mesmo sendo poucos os escolhidos, é necessário permanecer firme na fé até ao fim, não podemos desistir no meio do caminho, precisamos de uma forte decisão para não abandonar a fé. Então Jesus afirma categoricamente: “Mas  aquele que perseverar até ao fim será salvo.” Aquele, é um pronome demonstrativo, e  determina uma pessoa que está afastado de quem fala. Jesus falou a muitos anos atrás, mas a  validade é universal, antitemporal, sem limite de tempo ou prazo de validade até a sua volta  iminente a qualquer hora.
Precisamos ouvir o conselho de Deus para Josué: “Js 1:9. Não to mandei eu? Esforça-te,  e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por  onde quer que andares.” 

Seguidoresdoevangelho - Escatologia - Tempo do fim
Edição: Pr. João B. Lima
O leitor tem permissão para divulgar o conteúdo deste texto por completo, desde que informe a fonte na edição. Dúvidas e pedidos encaminhar por Email: seguidoresdoevangelho@gmail.com  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instalar o Master PDF Editor no Windows

86.400 Em sua conta diária

Nem todo que diz: Senhor, Senhor entrará no reino dos céus